CONTADOR

contador de visitas

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

(AMIGAS DO PEITO) RECONSTRUÇÕES MAMÁRIAS

TIPOS DE CIRURGIAS PARA A RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA

Usando o Próprio Tecido da Paciente na Reconstrução MamáriaRetalho do Músculo Recto Abdominal (TRAM - FLAP)


Um outro modo de reconstrução de mama usando o próprio tecido da paciente é denominado retalho do músculo recto abdominal (TRAM). Esse procedimento envolve a remoção de gordura e músculo da região da parede abdominal e a colocação destes na região torácica para reconstruir a mama. Algumas vezes é possível preservar o suprimento sanguíneo e a conexão com a região abdominal. Quando isso não for possível, é necessário fazer uma ligação micro cirúrgica dos vasos sanguíneos do tecido abdominal com a região torácica (retalho livre).


Reconstrução de Mama com Implante /Retalho de Músculo Grande Dorsal



Um método para reconstrução de mama com o próprio tecido da paciente é denominado Retalho do Músculo Grande Dorsal. Durante esse procedimento, parte da pele e do músculo grande dorsal (das costas) é levada para a região mamária, onde é utilizada para reconstruir a mama. Como a pele e o músculo da região das costas normalmente não têm volume suficiente, pode ser necessário adicionar um implante para dar uma aparência mais volumosa e um formato mais natural à nova mama (abaixo do músculo transferido das costas por baixo do braço). Num segundo momento realiza-se a reconstrução do complexo aréolo-mamilar (Bico da mama), que pode ser feita com tecido local e pigmentação tecidual (similar a uma tatuagem) ou com enxertia de tecidos mais distantes como parte do mamilo do lado oposto e pela da Raiz da coxa (mais escura).

Reconstrução de Mama em Duas Etapas
A reconstrução mamária com implante em duas etapas é uma opção bastante procurada. Esse procedimento pode ser feito no momento da mastectomia ou depois (tardia). Durante a mastectomia, o cirurgião geralmente remove pele e tecido mamário, o que deixa o tecido do tórax achatado e esticado. Para que um implante de longo prazo possa ser colocado, é preciso expandir o tecido cutâneo remanescente para abrir espaço. Chamamos esse processo de expansão tecidual. Ele normalmente pode ser feito em duas ou em uma etapa (etapa única).
Como ela é Feita
Coloca-se um expansor de tecido mamário temporariamente no tórax. Durante algumas semanas ou meses, ele é expandido injectando-se solução salina na válvula de entrada do implante expansor. Durante esse processo, a pele se estica e aumenta gradualmente, abrindo espaço para o implante à medida que se expande. Seu corpo se ajusta ao crescimento causado pelo implante da mesma forma que o corpo de uma mulher se ajusta ao crescimento gradual do abdómen durante a gravidez. Na segunda etapa, é realizada a troca do expansor tecidual pelo implante definitivo.

Reconstrução de Mama em Uma Única Etapa
A Mentor está entre as poucas empresas que fabricam implantes de mama que podem ser usados tanto como expansores de tecido quanto como implantes de mama de longo prazo. Esses implantes são usados na reconstrução de mama em uma única etapa. Esse procedimento está se tornando cada vez mais popular entre os médicos porque a paciente só precisa passar por uma única operação para reconstruir a mama, em vez de duas ou mais.

Como Funciona?
Uma combinação de expansor / implante de mama é colocada no tórax na realização da mastectomia. O dispositivo possui um pequeno tubo de enchimento e um domo que é colocado próximo ao implante. Durante um período de semanas ou meses, injecta-se solução salina através do domo para expandir o implante e esticar o tecido. Quando se alcança o tamanho desejado, o tubo de encher e a entrada podem ser removidos em um procedimento simples no consultório, e o implante continua no lugar.

Período de Recuperação
A recuperação de cada pessoa é diferente, mas em geral você sentirá um pouco de dor durante alguns dias após a cirurgia de implante de mama. Nas primeiras 24 a 72 horas após o procedimento é que você sente maior desconforto. Suas mamas ficarão edemaciadas e sensíveis. Embora o período de recuperação varie de pessoa para pessoa, você deverá voltar às suas actividades leves por volta de uma semana após a operação. Uma parte importante de sua recuperação requer o uso de soutien ou malha compressiva no período pós-operatório. Essas medidas são tomadas para que suas mamas recebam suporte durante a fase de cicatrização.
Se ocorrer algum problema depois da cirurgia de implante de mama, procure o médico imediatamente.




INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA (Dr. André Maranhão - Cirurgião Plástico)

Reconstrução de Mama

Introdução:

A reconstrução mamária é um processo que requer a tomada de muitas decisões. Talvez a pergunta mais importante a ser feita seja: a reconstrução mamária é apropriada para o seu caso? Para dezenas de milhares de mulheres com história de câncer de mama, a resposta tem sido “sim”. Hoje em dia, a maioria das mulheres que fez mastotomia tem indicação de reconstrução de mama. Existem várias razões para reconstrução de mama após a mastotomia. Algumas mulheres porque não se sentem mais inteiras ou acham que perderam a feminilidade. Outras porque não desejam ter que se incomodar com a colocação diária de uma prótese mamária externa. Para muitas mulheres, a reconstrução da mama é um bom modo de se sentirem melhor consigo mesmas e dar um novo começo às suas vidas.

Reconstrução de mama mais fácil e mais rápida

Para mulheres que decidem passar por uma reconstrução de mama, existem procedimentos cirúrgicos que podem ser fáceis e rápidos, e geralmente produzem bons resultados. Uma das novas técnicas cirúrgicas é denominada reconstrução de mama em uma única etapa. Mastectomia é a remoção do tecido mamário devido à presença de um tecido cancerígeno ou pré-cancerígeno. A quantidade de tecido removido durante uma mastectomia não é sempre a mesma. Nos casos de câncer, ela varia de acordo com o tamanho e o estágio da doença, e também com o tipo de seu corpo e suas preferências pessoais.

Anatomia da Mama

A mama é formada por tecido adiposo, glandular e fibroso. Por baixo da mama está o músculo peitoral maior, que é o maior músculo auxiliar do movimento do braço.

Melhor Momento Para Fazer a Reconstrução Mamária

A reconstrução mamária pode ser feita durante a própria operação de mastectomia. Nesse caso ela é denominada reconstrução imediata. Ou pode ser feita algumas semanas, meses ou mesmo anos depois da mastectomia. Nesse caso ela é denominada reconstrução tardia.
Dependendo de suas circunstâncias pessoais, você junto com seu médico (mastologista) podem decidir qual é o método mais indicado para você.
Reconstrução Imediata

A vantagem de uma reconstrução imediata da mama é que ela pode ser feita durante a própria operação de mastectomia. Nesse caso, você só é operada uma vez e passa por um único período de recuperação. E pode também evitar a experiência de ter só uma mama ou nenhuma.
Reconstrução Tardia

A reconstrução tardia permite que você se concentre primeiramente na recuperação da doença e na retomada de sua saúde. A reconstrução tardia dá a você mais tempo para considerar e se informar sobre as opções de que dispõe.

Opções de Reconstrução Mamária

Existem várias formas de reconstruir a mama. O método que você escolher junto com seu médico levará em consideração diversos factores, entre eles:
• Sua saúde e estilo de vida

• O tipo de seu corpo

• O tamanho de sua mama

• Sua preferência pessoal

• A quantidade de pele e tecido que restam

A reconstrução de mama pode ser feita com o uso de seu próprio tecido, de implantes de mama, ou pela combinação do próprio tecido e um implante de mama. Ao conversar com o médico sobre todas as opções a seu dispor, você terá a possibilidade de tomar a decisão certa.


Links
A seguinte lista de links pode ajudá-la a encontrar mais informações e apoio na sua decisão sobre reconstrução de mama.

Austrália

Centro Nacional contra o Câncer de Mama http://www.nbcc.org.au/

Sociedade Australiana de Cirurgiões Plásticos http://www.plasticsurgery.org.au/

Canadá
Sociedade Canadense contra o Câncer de Mama http://www.bcsc.ca/

Sociedade Canadense de Cirurgiões Plásticos www.csps_sccp@bellnet.ca

Europa
Cancerworld http://www.cancereurope.org/

França
Informações sobre o Câncer de Mama http://www.cancerdusein.org/

Sociedade Francesa de Cirurgiões Plásticos http://www.plasticiens.org/

Alemanha
Informações sobre o Câncer de Mama http://www.brustkrebs.de/

Associação Alemã de Cirurgiões Plásticos http://www.vdpc.de/

Itália
Informações sobre o Câncer de Mama http://www.senologia.net/

Sociedade Italiana de Cirurgiões Plásticos http://www.sicpre.org/

Espanha
Associação Espanhola contra o Câncer http://www.aecc.es/
Sociedade Espanhola de Cirurgiões Plásticos http://www.cirugia-plastica.org/

Holanda
Instituto Holandês do Câncer http://www.nki.nl/
Sociedade Holandesa de Cirurgiões Plásticos http://www.nvpc.nl/

Reino Unido
Cuidados contra o Câncer de Mama http://www.breastcancercare.org.uk/
Associação Britânica de Cirurgiões Plásticos http://www.baps.co.uk/

EUA
Organização Nacional contra o Câncer de Mama http://www.y-me.org/
BreastCancer Net http://www.breastcancer.net/
Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos www.plasticsurgery.org

© Abril 2005 MENTOR 0210009.84 Rev B
Dr. André Maranhão
Rua Visconde de Pirajá, 547 salas 624 / 625 - Ipanema - Rio de Janeiro - RJ

A FÉ QUE REMOVE MONTANHAS!..

 



 
 
 
 
SANTO ANTÓNIO DE PÁDUA E LISBOA
 (13 de junho dia de Santo António)

A oração mais antiga que se conhece - séc. XIII - dirigida a Santo António

Responso a Santo António (para pessoas e objetos desaparecidos aparecer de qualquer maneira). Acender uma vela branca ao santo António.

Se milagres desejais, recorrei a Santo António
Vereis fugir o demónio e as tentações infernais.

Recupera-se o perdido.
Rompe-se a dura prisão,
E no auge do furacão cede o mar embravecido.

Pela sua intercessão, foge a peste, o erro, a morte,
O fraco torna-se forte, e torna-se o enfermo são.
Recupera-se o perdido.
Rompe-se a dura prisão,
E no auge do furacão cede o mar embravecido.

Todos os males humanos se moderam, se retiram,
Digam-no aqueles que o viram, e digam-no os paduanos.

Recupera-se o perdido.
Rompe-se a dura prisão,
E no auge do furacão cede o mar embravecido.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Rogai por nós, bem-aventurado António
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


1 GLÓRIA; 1 PAI-NOSSO; 1 AVE-MARIA 1; 1 SALVE RAINHA E 1CREDO